Sonhos de Maribell

Um lugar onde a imaginação é o limite.

Sugestão: Livro Para Halloween

Hi, ladies!

Quem aqui gosta de livros de suspense ou terror? Eu adoro! Mas desde que não tenha cenas de tortura ou excesso de carnificina, porque aí eu não tenho estomago! Rsrs…

Tive a idéia de fazer esse post já faz um bom tempo, na verdade desde que mexendo na minha estante, encontrei um livro que li ano passado, gostei bastante e acredito combinar perfeitamente com essa data. Eu tenho a mania de ir numa livraria e ir direto à sessão infanto-juvenil, porque acho esse universo encantador. Quando morava no Rio, a coisa mais fácil era me achar sentada no chão da livraria, no espaço reservado as crianças, lendo alguma coisa bem legal.

E foi fuçando as prateleiras infantis, que um livro me chamou a atenção, primeiramente pelo título e segundo pelo desenho na capa. “Contos de Terror do Tio Montague”. É ou não é, um título sugestivo? E esse garotinho aí na capa no meio desse cenário macabro? Achei de arrepiar! Na contra-capa, tem o desenho de uma casa tenebrosa, circundada por árvores secas e em baixo tem a seguinte frase: “Você não iria gostar deste lugar quando escurece…”.

Dentro do livro também encontrei algumas excelentes ilustrações, o desenho maravilhoso do artista me lembrou muito o estilo do cineasta Tim Burton (diretor de filmes como Edward Mãos de Tesoura. Por falar nisso, vou fazer uma sessão Halloween de Cinema com meu filho aqui em casa e na programação já separei dois filmes desse diretor: “A Noiva Cadáver” e “O Estranho Mundo de Jack”, além de um do Steven Spielberg, “A Casa Monstro”. Eu e meu filho somos dois viciados nesse último! Amo muito tudo isso!).

Bem, voltando a falar do livro, devo avisar que apesar de ser classificado como infantil (caraca!), a história é de arrepiar e me acredite, não estou exagerando! Alguém aqui já leu Stephen King? Então imagine que esse livro seja uma versão “infantil” dos livros dele, ou seja, os contos dão medo! Porque o livro é uma única história composta de diversos contos, nos quais todos eles (todos mesmo!) tem uma lição de moral e um final trágico. E o que foi mais chocante pra mim, é que todos os contos envolvem crianças, eu ficava com o coração na mão, desejando ardentemente que não acontecesse nada de ruim com elas, mas o autor foi implacável. Pelo menos o nosso personagem principal, o garotinho Edgar, consegue se livrar de qualquer maldição. Porém ele é obrigado a reviver, através dos contos de seu tio, cada triste desenlace e dessa forma aprende uma importante lição.

Segue abaixo, a sinopse oficial do livro e espero que tenham gostado da sugestão e comentários, ok?

“O escuro causa medo por uma razão. Ou várias. Contos de terror do tio Montague é o sétimo livro de Chris Priestley, escritor, cartunista e ilustrador britânico cuja obra foi publicada tanto pela Bloomsbury Publishing (mesma editora da saga Harry Potter, escrita por J. K. Rowling) quanto pela gigante Random House. Primeiro livro de Priestley a ser publicado em português, Contos de terror do tio Montague chega ao Brasil pelo selo Pavio, da Editora Rocco, e promete captar a atenção da garotada com sua atmosfera sombria e elegante, resultado do casamento perfeito entre o texto afiado de Priestley e as charmosas ilustrações de David Roberts, na melhor linha dos clássicos de suspense. O interesse de Chris Priestley em histórias arrepiantes vem desde sua adolescência. Pelos nomes dos dois principais personagens do livro, é possível verificar as influências do autor ao escrever a obra.

Tio Montague e seu sobrinho, Edgar, tiveram seus nomes inspirados por dois grandes escritores de imortais linhas macabras: M. R. James (Montague Rhodes James) e Edgar Allan Poe. Seguindo os passos de James e Poe, o estilo narrativo de Priestley e os elementos usados nos contos são clássicos. Casas mal-assombradas, pactos com demônios, monstros estranhos, relíquias amaldiçoadas e uma cornucópia de sons e vultos que arrepiam a alma fazem de Contos de terror do tio Montague um bom exemplo de literatura de terror para jovens, mas com um toque de nostalgia para os adultos. O livro conta a história de Edgar, um menino que se refugia na casa de seu excêntrico tio para ouvir suas histórias arrepiantes. Com pais que não dão muita importância para sua presença, Edgar procura o tio para passar o tempo, pois sua curiosidade em ouvir histórias horripilantes é tão grande quanto a vontade do tio de contá-las.

Para Edgar, os contos são apenas invenções fantasiosas do velho tio. Mas para Montague, são contos que deveriam não somente assustar o sobrinho, mas ensiná-lo que, quando o assunto é o além, todo o cuidado é pouco. Em uma espécie de metalinguagem, o leitor é apresentado aos contos assim como Edgar. A cada história contada, a principal e que une todas como uma detalhada tapeçaria, entre o tio e Edgar, fica mais misteriosa. Ora é um mordomo que traz a bandeja com o chá, mas nunca aparece, ora é a estranha presença que Edgar sente estar o observando. “Existe alguém mais vivendo aqui, tio?” Edgar pergunta ao ouvir a maçaneta chacoalhar na porta, e a resposta, embora simples, não é otimista, mas um tanto quanto ambígua: “Vivendo? Não.”, responde o tio. A narrativa de Contos de terror do tio Montague fica cada vez mais densa à medida que o tio Montague escolhe histórias mais assustadoras para contar a Edgar. Embora a narrativa seja leve e feita para ser lida em voz alta, os temas de cada conto são bem macabros e assustadores. Mas, segundo Chris Priestley, essa é a idéia, pois o autor espera que seus contos assombrem os leitores assim como os de James e Poe o assombraram”.

Fiquem em paz.

Bjks,

Maribell

PS1: Eu ia indicar também um livro “teen” e um adulto nesse gênero, mas o post ficou tão imenso, que achei melhor parar por aqui! Rsrs…

PS2: Estou escrevendo UEN2, devo postar na 6ª feira.

5 Respostas para “Sugestão: Livro Para Halloween

  1. EvelynSarto 19/10/2010 às 22:30

    Ameei a sugestão Mari
    Eu também AMO filmes de terror, mas também não com muito “Sangue” HUASHUASHUSA
    Esse livro me pareceu interessante =)
    Eu ja vi A Noiva Cadáver, O Estranho Mundo de Jack (Amo o Jack *-*) e A casa monstro e adorei.
    Sempre curti muito isso ><
    Adoreei mesmo, vou até ler esse ai =)
    Bejundaa .-.

    PS:Uhuul UEN2 *—-*

  2. dada barros 19/10/2010 às 22:48

    ai..eu não gosto de terror por que tenho estomago e um psicologico abalado

    acredita que não dormi no escuro por dias quando li narnia por medo do leão?

    mas ja li uma historia de terror,na verdade,varios contos de terror e gostei bastante e recomendo.chama-se:sete ossos se não me negano por que sempre cnfundo titulos por não guarda-los e tambem tem passagem para ravena que da um pouco de medo

    esse parece ser bem legal e eu vou procura-lo para ver se gosto

    que tal se para comemeorar o halloween voce postasse bastante me duv,hein?

    não tem historia de terror melhor que aquela e nos primiros caps eu morria de medo do edward

    aff…é ridiculo uma garota de 17 aninhos dizer isso mas não leio DUV a noite não por medo de voce escrever algo ruim

    nunca mais espere um desabafo desses da minha parte mari por que o momento micoso acabou aqui

    bjO*Dada

  3. Narjara Pedroso 20/10/2010 às 07:53

    Adooooooro contos infanto-juvenis, Mari,
    Vou ler sua indicação, com certeza.
    Vasculhei em minha fraca memória, mas não me recordei de nenhuma história de terror para indicar.😦
    Também concordo com a Dada, você bem que podia fazer um especial DUV para o Halloween, né?! *-*

    Bjim mineiro *.*

  4. Fadinha 20/10/2010 às 09:51

    Eu já li este livro e assim como “It” pra mim é o pior (entenda como o melhor) livro de Stephen King, “Contos de Terror do Tio Montague” é o pior(entenda também como o melhor) para crianças… dá muito medo!

  5. Fadinha 20/10/2010 às 09:54

    Ah, esqueci!
    Apoio totalmente o especial DUV, que tal uns 10 capítulos imensos com o “Vampirão dumal” mais amado que existe??? =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: