Sonhos de Maribell

Um lugar onde a imaginação é o limite.

Indicação da Semana por Maribell e Carol

Livro:

Desculpa Se Te Chamo de Amor – Federico Moccia

Eu só tenho uma palavra para definir esse livro…

MA-RA-VI-LHO-SO!!!

Essa semana aproveitei uma tarde livre e de bobeira, entrei na livraria. Comecei a fuçar como sempre e de repente vi esse livro, o título me chamou a atenção e quando li a sinopse… Eu tive que comprar!

Nesse conto é mostrada a relação entre uma jovem (Niki) de 17 anos e um homem (Alex) de 37, um romance eletrizante e intenso, desafiando tabus, convenções e críticas. E o melhor, o autor é homem, ou seja, vemos uma visão bem masculina sobre o amor. E isso fica bem evidente no início do livro, quando é descrito a tristeza de Alex, quando é abandonado por sua noiva, interessante ver como um homem pode sofrer por perder alguém, com a mesma intensidade que as mulheres. A diferença é que eles não exteriorizam como as mulheres, porém como leitoras, teremos o privilégio de entrar na mente e coração desse charmoso personagem. O cenário para essa história de amor é Roma, a cidade eterna.

O livro é um verdadeiro romance, uma história sobre a busca pelo amor, o verdadeiro amor. Confesso que a relação em si demora um pouquinho a engrenar, mas acho que isso faz parte do charme do autor, as coisas tem sua hora para acontecer. Mas quando acontecem… UAU! A jovem Niki se revela audaciosa, maluquinha e ousada, o que deixa Alex deslumbrado. Sabe aquele tipo de romance em que você se vê na pele da personagem? Foi isso que aconteceu comigo, eu lia e me via ali, fazendo tudo aquilo, vivendo todas as situações e quando acaba você fica querendo mais. O que felizmente acontece, porque já foi lançado a continuação, que vou comprar mês que vêm.

Ah! Além de tudo que já falei, tem dois detalhes que também adorei! As cenas de amor são descritas de forma maravilhosa, delicadas, poéticas, quase metafóricas. E todo o romance é guiado por letras de várias músicas incríveis! Imperdível! Por favor, leiam e me voltem para me dizer o que acharam!

Na Itália, os livros fizeram tanto sucesso que se transformaram em filmes.

Sinopse Oficial:

“Niki é uma bela garota, é divertida, é inteligente. Tem 17 anos. Alex é um “garoto” de quase 37. Separou-se há pouco, e sem uma razão clara, de sua noiva. Publicitário com grandes responsabilidades vê-se em crise no trabalho. Os dois se cruzam casualmente num pequeno acidente de trânsito. Niki gosta de Alex, Alex acha Niki divertida. A relação fica cada vez mais intensa. Não querem deixar a diferença de idade atrapalhar… O mundo dos adolescentes se choca com o dos adultos. Mas a vida dos dois nunca mais será a mesma. Este romance é a vontade de reencontrar a própria liberdade, a vontade de ter sentimentos verdadeiros, de amar sem convenções e sem muitos porquês. É o cotidiano, mas também o sonho.”

Música:

Shake Me Down – Cage The Elephant

Adorei ter encontrado essa banda; acho que ela possui muito potencial.
Apesar de essa música não ser exatamente feliz, gosto muito dela. Trata de assuntos como morte e não lutar por sua felicidade de maneira sutil e delicada.
Além disso, o clipe da música é muito bom, falando sobre os temas da música da mesma maneira sutil utilizada na canção. Alguns dizem que, quando morremos, vemos toda a nossa vida passar diante de nós como um flashback; gostei da maneira usada no clipe para abordar esse questionamento.

Original:

Shake me down,
Not a lot of people left around,
Who knows now,
Softly laying on the ground,
Not a lot people left around

In my life, I have seen,
People walking to the sea,
Just to find memories
Plagued by constant misery,
Their eyes cast down,
Fixed upon the ground,
Their eyes cast down

I’ll keep my eyes fixed on the sun

Shake me down,
Cut my hair on a silver cloud,
Broken sound,
Softly laying on the ground,
Not a lot people left around,

In my past, bittersweet,
There’s no love between the sheets,
Taste the blood, broken dreams,
Lonely times indeed,
With eyes cast down,
Fixed upon the ground,
Eyes cast down

I’ll keep my eyes fixed on the sun

Turn back now it’s time for me to let go,
Way down had to find a place to lay low,
Lampshade turned around into a light post

Walk around the corner,
Never saw it coming,
Still I try to make a move,
It almost stopped me from belief,
I don’t wanna know the future,
But I’m like rolling thunder,

Even on a cloudy day,
Even on a cloudy day, (3x)

Even on a cloudy day,
I’ll keep my eyes fixed on the (2x)

I’ll keep my eyes fixed on the sun

Shake me down, not a lot of people left around.

Tradução:

Derrube-me,
Não há muitas pessoas restantes ao redor,
Quem sabe agora,
Deitados suavemente no chão,
Não há muitas pessoas restantes ao redor,

Na minha vida, eu vi
Pessoas andando para o mar,
Apenas para encontrar lembranças
Afligidas pela indigência constante,
Seus olhos baixos,
Fixos no chão,
Seus olhos baixos

Eu manterei meus olhos fixos no sol

Derrube-me,
Corte meu cabelo em uma nuvem de prata,
Som interrompido,
Deitados suavemente no chão,
Não há muitas pessoas restantes ao redor.

Em meu doce passado amargo,
Não há amor entre os lençóis,
Sinta o gosto do sangue, sonhos desfeitos,
Tempos solitários certamente,
Com olhos baixos,
Fixos no chão,
Olhos baixos

Eu manterei meus olhos fixos no sol

Volte agora é hora de eu deixar ir,
Lá embaixo tinha que encontrar um lugar para descansar,
Uma luminária virou um poste de luz

Ande pela esquina,
Nunca imagine isso vindo
E ainda eu tento fazer uma jogada,
Quase me impediu de acreditar,
Eu não quero saber o futuro,
Mas eu sou como um trovão rolando,

Mesmo em um dia nublado,
Mesmo em um dia nublado, (3x)

Mesmo em um dia nublado,
Eu manterei meus olhos fixos no (2x)

Eu manterei meus olhos fixos no sol

Derrube-me, não há muitas pessoas restantes ao redor.

PS: A partir de 2ªfeira, os posts serão regularizados, UEN2 será postado na 5ª feira.

9 Respostas para “Indicação da Semana por Maribell e Carol

  1. Jess 09/04/2011 às 20:45

    Ohhh estou neste momento a ler esse livro, tenho ele aqui em casa🙂

    Mas o nome é diferente, apesar da capa ser igual, o meu está em Português de Portugal ^^

    RECOMENDO!

  2. Ana Carolina 09/04/2011 às 21:01

    Caramba, eu tenho esse filme!
    Eu nem sabia que era um livro, mas eu vi o filme e me apaixonei!

  3. Ana Carolina 09/04/2011 às 21:09

    Caramba, eu tenho esse filme!
    Eu nem sabia que era um livro, mas eu vi o filme e me apaixonei!

    “Lição de Amor” é nome do filme em português, e no original (italiano) “Scusa Ma Ti Chiamo Amore”

    PERFEITO!

  4. Carol Andrade 10/04/2011 às 21:07

    Vi esse livro e sua continuação na livraria faz um mês, mais ou menos. Tive que me controlar muito para não comprar, afinal estou com mais de 20 livros aqui em casa para ler >.<.

    Deve ser lindo. Ele e a continuação definitivamente estão na minha "listinha".

    Beijos.😉

  5. dada barros 11/04/2011 às 10:20

    mari,

    vim aqui para te contar que ta tendo um concurso de contos e poesias na minha cidade e vale para todo o brasil.
    lembrei de voce e vim te contar

    http://rafaelclodomiro.wordpress.com/2010/05/23/6%C2%BA-concurso-literario-de-suzano-edicao-carolina-maria-de-jesus-ate-30-de-junho/

    esse foi o lugar que explicar melhor

    o premio não é la grande coisa mas é bem divulgado o livro e o concurso é feito com muita seriedade

  6. Jess 11/04/2011 às 19:30

    Uma coisa Dada, esse concurso é de 2010 :S

  7. Carla 11/04/2011 às 20:50

    Adoro as dicas de vcs, o livro “Como se livra de um vampiro apaixonado ” vcs que falaram e eu amei, então claro que esse entra na lista…

  8. dada barros 12/04/2011 às 20:48

    eu mandei o link errado mari,sorry,forgive me.

    eu não lembrava qual era a edição desse ano e acabei mandando a do ano passado,essa é a setima edição e não a sexta.

    o premio em dinheiro é maior nessa edição e a questão do livro continua a mesma.

    http://www.suzano.sp.gov.br/agendacultural/CN03/noticias/nots_det.asp?id=831

    é do site oficial de suzano

    de nada mas não foi necessario nenhum esforço pois tudo que vejo em relação a livros me lembra a voce e se voce participar e ganhar não esquece de me avisar ainda mais se voce vier até aqui para receber o premio por que ai eu faço questão de ir ver rsrs.

    bjos e mil desculpas

Deixe uma resposta

